1º de Julho – Os Métodos anticoncepcionais (por Magda Shimote, Flávia Tokunaga e Jhennifer Takamatsu

Os métodos anticoncepcionais podem ser temporários, naturais ou permanentes. Eles impedem as seguintes fases da gravidez: Ovulação, período em que há um aumento na temperatura do corpo da mulher; Fecundação, processo de união do óvulo com o espermatozoide; Nidação, fixação do blastocisto na parede do útero.

Métodos temporários:

Pílula – mistura de hormônios sintéticos, parecidos com os naturais. Inibe o hormônio GnRH e impede o amadurecimento e a eliminação do óvulo.


Espermicidas – em forma de creme, espuma ou geleia que são aplicados na vagina. Eles destroem os espermatozoides antes de atingirem os óvulos.


Diafragma – tem a forma de um capuz, feito de borracha flexível. É colocado no fundo da vagina, impedindo a passagem dos espermatozoides para o útero.


DIU (Dispositivo Intrauterino) – tem o formato de Y, T ou 7, feito em cobre, introduzido na cavidade uterina durante o período menstrual. Ele provoca uma alteração química no endométrio, dificultando a nidação.


Métodos naturais:

Tabelinha – abstinência sexual durante o possível período fértil.

Curva térmica – abstinência sexual durante o período em que a temperatura corporal aumenta, indicando o período de ovulação.

Método de Billings – abstinência sexual durante o período em que o muco cervical aumenta.

Camisinha – um método de barreira, feito em látex. Colocada no pênis impedindo que os espermatozoides cheguem até os óvulos. É um importante método para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.


Coito interrompido – retirada do pênis da vagina antes de o homem ejacular. Método pouco seguro, pois antes da ejaculação já pode ter havido a saída de espermatozoides.

Métodos permanentes:

Vasectomia – método cirúrgico, em que o médico faz um corte em ambos os lados do saco escrotal, impedindo os espermatozoides juntem-se ao material ejaculado.

Laqueadura – método cirúrgico, em que ocorre um bloqueio da passagem dos óvulos pelas trompas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s