4 de Novembro (INGLÊS): Reported Speech (Discurso Indireto)

Prezadas alunas do 3º ano,

para tentar fixar melhor nossa aula de hoje, sugiro a leitura do material abaixo:

 

O Reported Speech é utilizado para relatar o que uma pessoa falou sem necessariamente usar suas palavras, o que chamamos de discurso indireto. Já no discurso direto temos que repetir exatamente o que a pessoa disse, usando as mesmas palavras.
Observe os exemplos abaixo:

Direct Speech
(Discurso direto)
Indirect Speech
(Discurso indireto)
*She said: “I have to work today.”
(Ela disse: “Eu tenho que trabalhar hoje.”)
*She said that she had to work today.
(Ela disse que ela tinha que trabalhar hoje.)

*Note que nesses casos o principal verbo da frase está no tempo passado. Isso porque a forma do presente no discurso direto é transformada para a forma do passado no Reported Speech.

Mais exemplos:

Direct Speech: He said: “Beth is going to study hard.”

(Ele disse: “Beth vai estudar muito.”)

Indirect Speech: He said that Beth was going to study hard.

(Ele disse que Beth foi estudar muito.)

Além dos exemplos citados acima, há também algumas mudanças que são mais frequentes no reported speech. Observe os exemplos a seguir em relação ao tempo verbal:

1) Se a frase estiver no passado simples (simple past) você deverá usar o passado perfeito (past perfect):

Discurso direto John said: “I worked a lot .” (John disse: “Eu trabalhei bastante.”)

Discurso indireto John said that he had worked a lot. (John disse que ele havia trabalhadobastante.)

2) Se a frase estiver no futuro (will) você deverá usar o futuro condicional (conditional):

Discurso direto John said: “I will work a lot.” (John disse: “Eu trabalharei bastante.”)

Discurso indireto John said that he would work a lot. (John disse que ele trabalhariabastante.)

3) Se a frase estiver no presente contínuo (present continuous) você deverá usar o passado contínuo (past continuous):

Discurso direto John said: “I am working a lot.” (John disse: “Eu estou trabalhandobastante.”)

Discurso indireto John said that he was working a lot. (John disse que ele estava trabalhando bastante.)

4) Se a frase estiver no passado contínuo (past continuous) você deverá usar o passado perfeito contínuo (past perfect continuous):

Discurso direto John said: “I was working a lot.” (John disse: “Eu estava trabalhandobastante.”)

Discurso indireto John said that he had been working a lot. (John disse que ele *tem estado trabalhando bastante.)

5) Se a frase estiver no futuro contínuo (future continuous-will) você deverá usar o futuro condicional contínuo (conditional continuous-would):

Discurso direto John said: “I will be working a lot.” (John disse: “Eu estarei trabalhandobastante.”)

Discurso indireto John said that he would be working a lot. (“John disse que ele estaria trabalhando bastante.”)

6) Se a frase estiver no presente perfeito (present perfect) você deverá usar o passado perfeito (past perfect):

Discurso direto John said: “I have worked a lot.” (John disse: “Eu tenho trabalhadobastante.”)

Discurso indireto John said that he had worked a lot. (John disse que ele havia trabalhadobastante.)

Existem também outras mudanças que podem ocorrer em virtude dessas transformações dos tempos verbais citadas acima. São elas:

No discurso direto é e no discurso indireto fica:
This (Esse, essa, isso) that (aquele, aquela, aquilo)
These (Esses, essas) those (aqueles, aquelas)
Here (aqui) there (lá)
Now (agora) then (depois)
Ago (anteriormente) before (antes)
Today (hoje) that day (aquele dia)
Yesterday (ontem) the day before (o dia antes)
Tomorrow (amanhã) the next day (no próximo dia)
I (eu) he or she (ele ou ela)
We (nós) they (eles, elas)
Me (mim) him or her (dele ou dela)
My (meu, minha) his or her (dele ou dela)
You (você) I (eu)

Adriana Petriccione
Colaboradora Brasil Escola

 

Para complementar o estudo, procurem praticar com os exercícios online disponíveis nos links abaixo:

http://www.englisch-hilfen.de/en/exercises/reported_speech/statements.htm

http://www.englisch-hilfen.de/en/exercises/reported_speech/statements2.htm

http://www.englisch-hilfen.de/en/exercises/reported_speech/questions.htm

http://www.englisch-hilfen.de/en/exercises/reported_speech/questions2.htm

Bons estudos,

Prof. Junior

 

Deixe uma resposta

