14/Fev 2011: Novas esfinges encontradas no Egipto

Olá pessoal,
encontrei esta notícia hoje, e gostaria de compartilhar com vocês!
A reportagem do site Português “Ciência Hoje”, está disponível na íntegra em: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=46051&op=all
2010-11-15

A esfinge de Gizé é uma das mais conhecidas da Antiguidade egípcia

A esfinge de Gizé é uma das mais conhecidas da Antiguidade egípcia

Uma equipa de arqueólogos descobriu doze novas esfinges, as famosas estátuas egípcias com corpo de leão e cabeça humana.

Segundo comunicado do Conselho Supremo de Antiguidades (do Ministério da Cultura egípcio), as estátuas são do tempo do reino de Nectanebo I (380-362 a.C.) e foram encontradas no último setor da Avenida das Esfinges (que unia os templos de Luxor e Karnak, a 600 quilômetros a sul do Cairo), numa estrada recentemente descoberta.
Mansour Boraik, Supervisor das Antiguidades de Luxor, informa que é a primeira vez que uma nova estrada orientada de leste para oeste, em direção ao Nilo, é encontrada.

Os 20 metros da estrada que já foram escavados são construídos de arenito da pedreira de Gebel Silsila, ao norte de Assuã. O comprimento total desta estrada será de 600 metros.

A estrada, mencionada em muitos textos antigos, era utilizada para transportar, anualmente, em procissão, Amon, o rei dos deuses, que se encontrava com a sua mulher Mut, no templo de Luxor.

Era também utilizada pelo rei quando participava em cerimônias religiosas. Além das esfinges, foram também descobertos objetos do período romano, entre eles cerâmica.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s