4/Mar 2012 (TODOS) Por que existem os ANOS BISSEXTOS?

Olá turminhas, tudo bem?

Estou lançando um desafio em forma de pesquisa aqui no Blog. Leiam com atenção!

Este ano, 2012, é um ano no qual o mês de fevereiro teve 29 dias, e não 28, como normalmente temos. Estes anos, são chamados BISSEXTOS.

Você sabe por que? Quando surgiu o calendário que utilizamos hoje? Quem foi seu criados? Por que há a necessidade de se ter um ano com 366 dias?

Enfim, responda a estas perguntas em forma de pesquisa e garanta novos conhecimentos! E também, pontos extras na disciplina de Geografia, no 1º bimestre! Mas lembre-se, o prazo para entregar valendo pontos extras termina em 15 de março!

4 comentários

  1. O ano bissexto é o ano que ao invés de 365 dias, possui 366, esse dia a mais é posto no mês de fevereiro por dois motivos: é o segundo mês do ano e também com menos dias. A importância desse acontecimento está no fato de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais das estações do ano. O ano bissexto surgiu no Calendário Juliano em 45 A.C. que até hoje é utilizado em muitos países . Essa contagem do ano foi iniciado por Julio César numa contagem de 3 em 3 anos , mais foi ajustado pelo Papa Gregório XIII que iniciou estudos para ajustar corretamente os calendários e assim surgiu o nosso calendário , que possui a cada 4 anos , um dia a mais.

  2. O ano bissexto é chamado assim porque a partir de 45 a.C. e durante todo este período inicial de uso do calendário Juliano, o dia extra era acrescentado após o dia 25 de Februarius, era chamado bissextum e deveria ocorrer de três em três anos.
    O calendário que utilizamos hoje foi herdado dos romanos(Calendário Juliano) e em 1582, o papa Gregório XIII modificou e ajustou o calendário juliano, que ficou conhecido como Calendário Gregoriano. Um ano tem 365 dias e 6 horas, devido a translação da Terra, e em 4 anos essas 6 horas formam mais um dia adicional colocado no mês de Fevereiro.

  3. Um ano possui, na verdade, 365 dias e 6 horas ( considerando-se o movimento da Terra em torno do sol). De quatro em quatro anos, as seis horas horas darão origem a mais um dia (4 anos x 6 horas = 24 horas = + 1 dia) , e esse ano terá 366 dias. Acrescentando um dia a mais em Fevereiro, contendo 29 dias no ano Bissexto.

  4. Os anos bissextos existem pois cada ano possui 365 dias e um restante de 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Este excedente de aproximadamente 6 horas são acumulados e a cada 4 anos acrescenta-se um dia a mais no calendário (29 de Fevereiro), tal data foi escolhida por ser o mês com menos dias em relação aos outros.
    Para ficar mais claro : 6 horas por ano X 4 anos = 24 horas (1 dia).
    O calendário que utiliza-se hoje na maioria dos países é o Gregoriano, que foi criado na Europa para concertar as falhas existentes no modo de contagem do calendário Juliano, criado pelo romano Júlio César em 46 a.C. Seu criador foi o Papa Gregório XIII em 24 de Fevereiro de 1582.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s