GEO: UNICEF publica resultados de pesquisa que aponta BH como uma das melhores cidades do mundo para o desenvolvimento de crianças

Para acessar a matéria:

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/noticia.do?evento=portlet&pAc=not&idConteudo=144090&pIdPlc&app=salanoticias

 

Índice da Unicef aponta BH como uma das melhores cidades para as crianças

Publicado em 06/02/2014 11:25:51
Belo Horizonte ficou em primeiro lugar no ranking de um estudo realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que avalia o progresso das cidades na criação de um ambiente adequado para crianças e adolescentes. O levantamento, denominado Index of Urban Child Development (UKID) – Índice de Desenvolvimento de Crianças em Espaços Urbanos, foi realizado em parceria com a Global City Indicators Facility e avaliou sete cidades de países da África, da Ásia e da América Latina, com o objetivo de identificar os desafios para crianças e jovens no mundo em crescente urbanização. Nessa primeira etapa, considerada piloto, a capital mineira ficou à frente de Bogotá (Colômbia), Buenos Aires (Argentina), São Paulo (Brasil), Amman (Jordânia), Makati (Filipinas) e Durban (África do Sul). Os resultados foram apresentados no fim do ano passado em evento realizado no Marrocos.

Entre as cidades selecionadas para o piloto, Belo Horizonte obteve a melhor pontuação (0,7181). A capital obteve destaque no quesito saúde de qualidade nos primeiros anos da vida de uma criança e também obteve avaliação relevante nos quesitos água e saneamento básico, educação e igualdade social. Para a secretária de Políticas Sociais, Gláucia Brandão, ações conjuntas são fundamentais para a concretização de um resultado satisfatório, como o apresentado pelo estudo. “Belo Horizonte conta com uma rede de proteção social consolidada no que diz respeito a nossas crianças e adolescentes. Temos trabalhado de forma intersetorial, garantindo não só a proteção social, mas oportunidades de esporte, cultura e lazer, ampliando os direitos de nossas crianças e adolescentes. O trabalho articulado com os demais entes federados, os poderes Legislativo e Judiciário e demais órgãos do sistema de garantia de direitos fortalece ações do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) e da sociedade civil”, afirmou. Cerca de 30% do orçamento municipal é investido em ações voltadas para as crianças e adolescentes na capital.

Secretário de Relações Internacionais, Rodrigo Perpétuo, ressalta o respaldo que o UKID proporciona à capital. “O fato de Belo Horizonte estar em primeiro lugar do ranking da Unicef no índice de desenvolvimento de crianças em espaços urbanos reflete o compromisso da cidade com o seu futuro. Existe uma aposta muito grande e uma política pública muito consistente para as crianças desta cidade e a educação talvez seja a materialização de todas essas políticas. A política de educação infantil da cidade foi premiada internacionalmente pelo Finacial Times e pelo Citi Bank e agora tem o reconhecimento da Unicef, que é a agência da Organização das Nações Unidas (ONU), o que reconhece também a cidade em um contexto global, já que as cidades pesquisadas estão presentes em vários continentes do mundo”, declarou.

UKID

O índice aponta políticas adotadas por cidades para proporcionar oportunidades para estas crianças e jovens relativas à vida escolar, identifica prioridades globais para atingir os direitos humanos, reduzindo desigualdades e fazendo intervenções na vida destas crianças e jovens. O índice é composto por dados a partir de um número de indicadores padronizados que avaliam o desenvolvimento por meio de quatro principais categorias: bom começo de vida (saúde de qualidade e saneamento básico); proteção contra perigos (segurança e emergência, preparação); educação e conhecimento; e padrão de vida (igualdade social, conectividade, qualidade de vida).

A Unicef apresentou o índice UKID em um painel na Cúpula Mundial de Líderes Locais e Regionais da Rede CGLU – Cidades e Governos Locais Unidos em Rabat (Marrocos), em outubro de 2013, além de realizar ampla difusão internacional do estudo. A publicação UKID está disponível no site http://www.u-kid.org.

Amigo da Criança

Recentemente, o prefeito Marcio Lacerda recebeu o reconhecimento da Fundação Abrinq pelo trabalho desenvolvido em Belo Horizonte e foi condecorado com o título de Prefeito Amigo da Criança. “Isso é fruto de um trabalho desenvolvido em várias áreas, desde a rede de proteção social e garantia de direitos até a promoção garantida pela rede pública, através dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), das Unidades Municipais de Ensino Infantil (Umeis) e de outros equipamentos que atuam nas áreas de maior vulnerabilidade social”, destacou Gláucia Brandão.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s