Descoberto um oceano no interior da terra!

artigo original

Pessoal, leiam esta matéria da revista Superinteressante!!!

Cientistas das Universidades de Northwestern e do Novo México descobriram um reservatório de água perto do manto terrestre, que tem três vezes mais volume que todos os oceanos do planeta juntos. De acordo com os pesquisadores, a reserva (apelidada de Ringwoodite), fica dentro de uma camada de rocha azul a 660 km de profundidade.
A descoberta foi feita com dados da USArray, uma rede de sismógrafos dos EUA que medem as vibrações de terremotos. O estudo mostrou que a água da Terra pode ter vindo do interior do planeta. Daí, impulsionada para a superfície pela atividade geológica.
“Processos geológicos sobre a superfície da Terra, tais como terremotos e vulcões em erupção, são uma expressão do que está acontecendo no interior da Terra, sem que possamos ver” , disse Steve Jacobsen, geofísico que liderou o estudo. “Acho que estamos finalmente vendo evidências de um ciclo de água de toda a Terra, o que pode ajudar a explicar a grande quantidade de água em estado líquido na superfície do nosso planeta habitável”, acrescenta.
Além disso, ele diz que a água escondida também pode agir como uma espécie de amortecedor para os oceanos na superfície. Isso explica por que eles têm permanecido mais ou menos do mesmo tamanho por milhões de anos.

Via: The Guardian

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s