6º ano – EF

Trabalhos de Informática

Olá pessoal, vamos postar aqui os resultados dos trabalhos que vocês fizerem no LOGO! Depois explico melhor como fazer, para enviar os comandos pelo blog ok?

Vamos começar com o trabalho da última aula (25/1/2011), enviado pelo Thiago Kibino:

Comandos:

un pt 150 ul pe 90 pf 300 pd 90 pf 300 pd 90 pf 300 pd 90 pf 150 un pd 90 pf 150

Resultado:


 

92 comentários

  1. Stargate
    Em 1928 os arqueologos encontraram o stargate.A filhado arqueologo pega um amuleto do Deus Ra,que estava em uma das escavações.
    Nos dias atuais,é mostrado Dt. Jackson um egiptolo é convidado para trabalhar em uma base secreta e lá vè um anel muito grande coberto de hieróglifos.Ele descobre como chegar a um novo mundo
    ele passa pelo portal e encontram um planeta semelhante ao Egito ,o coronel monta uma bomba e guardou em uma pequena mala ,eles vão para a piràmide depois uma nave espacial pousou em cima depois o dt Jackson aprende a lingua dios escravos e explica aos soldados.Um ser de uma terra muito distante estava a procura de uma vida eterna então encontra um humano e toma o seu corpo ele probiu a leitura e a escrita para nao souberem da verdade depois o coronel praocura a bomba o ra tinha pegado a bomba para envia-la 100 vezes mais forte para a terra o dt jackson teletransporta a bomba para a nave espacial e o alienigena morre.
    fatos reais:as piràmides,estatuas do egito,faraó,Deus Ra,deserto do Egito
    Ficção:alienigena,nave espacial,portal estelar,vida as estatuas do egito.

  2. Stargate
    Em 1928 os arqueólogos encontraram o Stargate.
    Nos dias atuais,o Dt. Jackson é convidado para ir trabalhar em um laboratório secreto. O Dt. Jackson descobre o sétimo símbolo. Com a descoberta do sétimo símbolo, eles descobriram como chegar a um novo mundo.
    Eles atravessaram Portal Estrelar, e encontraram um planeta semelhante ao Egito. O coronel guardou uma bomba, eles voltaram para a pirâmide, por causa de uma terrível tempestade. Uma nave espacial pousou em cima da pirâmide e os soldados de Ra capturou alguns soldados do coronel. O Dt. Jackson aprendeu a língua dos escravos e explica para os soldados: Um ser de outra terra estava a procura de uma vida eterna (ponto final) Então encontrou um humano e pegou o seu corpo; o Rei Ra proibiu a escrita e a leitura para não saberem da verdade, depois o Rei Ra pegou a bomba para envia-la 100 vezes mais forte. O Dt. Jackson teletransportou a bomba para a nave espacial e o Rei Ra morre.

    Fatos reais: As pirâmides, o Rei Ra, os humanos, o deserto, as estatuas do Egito, e o faraó.
    Ficção: A nave espacial, o sarcofágo (que cura ferimentos), o Portal Estrelar, o animal, e os alienigenas.

  3. Stargate
    O arqueólogo Daniel Jackson descobre como fazer funcionar um Stargate descoberto debaixo de uma pirâmide, datado do tempo dos Antigos Egípcios. O coronel Jonathan ‘Jack’ O’Neil recebe a missão de acompanhar Jackson e uma pequena equipe de soldados americanos através do Stargate para explorar a galáxia desconhecida do outro lado.
    Aí descobrem uma raça de seres humanos que adora o deus do sol, e devem impedir o plano do seu líder maléfico de enviar uma bomba de volta pelo stargate para destruir a Terra.

    Fatos reais: Piramides, estátuas, crenças e faraós
    Ficção: Alienígenas, nave espacial, sarcófágo que cura machucados e um animal (que é parecido com um bisão)

  4. Resenha do filme Stargate

    Em 1928 um homem chamado Jackson, foi convidado para descobrir o setimo simbolo para abrir o

    stargate que ninguem conseguiu descobrir a 14 anos, e entao ele conseguiu descobrir o

    setimo simbolo. O coronel Jack recebe a missao de ir com Jackson para descobrir o que

    a atras do portal. Desde entao eles tomam posse de uma grande aventura no outro planeta.

    ficçao: alieniginas, animal (que parece um bisao), transporte que usa para curar machucados.

    fatos reais: estatuas, o deserto, Deus Ra, piramides e faraos

  5. HTML Online Editor Sample

     

    A matança dos camelos.

    O governo da Austrália eliminou 650 mil do 1 milhão de animais que viviam soltos no interior do país. Esse animal não é daqueles que (se) imagina abater a tiros, porém, os camelos foram introduzidos no país para servirem como animais de carga nas travessias do deserto interior, (e) foram se multiplicando-se de uma tal maneira até serem convertidos na atual praga. Eles invadiam as casas a procura de água, quebravam as lavouras, derrubavam cercas, comiam gramas, etc..
    O abate dos camelos procurou duas reações. A primeira, não deixar os animais morrerem, porque eles são criaturas inocentes. A segunda foi aproveitar a carne do animal [de 600 quilos em média].
     A Austrália costuma ter problemas sérios de desequilíbrio populacional devido á introdução na ilha de espécies exóticas, por exemplo os cachorros, coelhos, javalis,etc…
    Ocasionalmente para obter graves perturbações nos ecossistemas é preciso ter a diminuição ou o crescimento súbito de uma espécie. (esta parte está confusa!)
    Os homens não poderão viver sem água para beber, sem florestas, sem ar para respirar, sem fauna e flora naturais.
    Comprariamos água caríssima, e faltariam alimentos, mas para quem é rico ou poderoso seria uma vida decente. O planeta sofreria, porque os raios do Sol nos queimaria, e os cânceres pulmonares se multiplicaria.
    Esse triste destino só poderá ser evitado através do controle populacional e do desenvolvimento sustentável.
    • Olá Felipe, tudo bem?

      Sua resenha ficou muito boa. Você sintetizou bem o texto complementar.
      Agora, alguns cuidados na hora de digitar ainda são necessários:
      – percebo que você não tem dado um espaço depois dos sinais de pontuação, especialmente após as vírgulas (eu corrigi todos os casos para você antes de publicar o post). Veja o exemplo.

      ¨…introdução na ilha de espécies exóticas,por exemplo os cachorros,coelhos,javalis,etc…¨

      enquanto o certo seria: ¨introdução na ilha de espécies exóticas, por exemplo os cachorros, coelhos, javalis,etc…¨

      E as partes que estão grifadas em amarelo, são relativas à erros de ortografia! Atenção e vamos evitá-los, ok?

      Seu conceito na atividade é ¨MUITO BOM¨

      Bons estudos,
      Prof. Junior

  6. HTML Online Editor Sample

    O horário de verão no Brasil.

    Eu entendi que a cada ano, durante os meses de verão, quando os dias são mais longos do que as noites, a maior parte dos Estados brasileiros tem alterado seu horário, prolongado em uma hora o seu dia.

    Têm horário de verão nos seguintes Estados:MT, MS, GO, DF, MG, ES, RJ, SP, PR, SC, e RS.Os demais não têm o horário alterado.

     

    .

  7. Eu entendi que o governo da Australia resolveu matar os camelos que viviam soltos pelo pais porque eles estavam atrapalhando a vida de algumas pessoas (ponto final) eles invadiam casas a procura de comida e de água (vírgula) comiam grama do jardim (vírgula) derrubavam cercas acelerando a desertificação, mas isso podia causar a extinção da especie, mas isso tambem era culpa deles porque em 1840 trouxeram os animais de outros paises para trabalhar para os humanos, e que se multiplicaram causando um grande desiquilibrio ecológico,  (ponto final) a Australia costuma passar por grandes desiquilibrios ecológicos devido a população de cachorros, javalis e raposas vermelhas(ponto final)

     

  8. HTML Online Editor Sample

    Resenha do texto complementar da aula 7
    Eu entendi que a cada ano, durante os meses de verão, o dia tem uma hora a mais do que a noite, (ponto final) a maior parte dos estados brasileiros tem o horário prolongado para economizar a energia elétrica(ponto final)
    Têm horário de verão os seguintes Estados (dois pontos) MT, MS, GO, DF, MG, ES, RJ, SP, PR, SC E RS, e os demais não têm o seu horario alterado (ponto final)

    • Olá Kibino,

      você resumiu bem a utilização do horário de verão no Brasil.
      Mais atenção na hora de digitar, ok? O que está em verde, está relacionado à ausêcia de pontuação; e em vermelho, erros ortográficos.
      Outro ponto que necessita atenção: depois de qualquer sinal de pontuação (. , : ? ˆ ! …) devemos sempre digitar um espaço, ok?

      Seu conceito na atividade é ¨BOM¨

      Bons estudos,
      Prof. Junior

  9. Césio 137:O brilho azulado da morte.
    Eu entendi que os médicos jogaram fora o CÉSIO e as pessoas de Goiânia acharam esse material bonito e as pessoas foram pegando e passando a outras pessoas,que contaminou tanto o solo,o ar e as pessoas,depois de 16 dias que discobriram que esse material era radioativo e durante esse tempo já havia contaminado várias pessoas e acabaram morrendo 4 pessoas.

    CHERNOBYL:PIOR QUE HIROSHIMA E NAGASAKI
    Eu entendi que no início da madrugada do dia 26 de abril de 1986 uma explosão aconteceu na usina atômica de Chernobyl que também afetou outros paises como a Rússia e Berlarus forçando 130,000 pessoas a abandonar suas moradias.A explosão de Chernobyl liberou 10 vezes mais radiação na atmosfera do que as duas bombas atômica que aringiram Hiroshima e Nagasaki.

  10. Você sabia?
    Já temos coleta de óleo de cozinha usado para produção de biodiesel.

    Eu entendi que em 2009,foi instalado um posto de coleta de óleo usado no Prédio dos Ambulatórios, por onde circulavam 10 mil pessoas por dia.No formato de uma casa de madeira, com 1,60m de altura e 1m de largura, o posto consegue armazenar até mil litros de óleo usado por dia. Esse óleo será transformado em biodiesel.

    Existe uma Lei que Regulamenta.
    o Lixo Tecnológico.

    Eu entendi que em julho de 2009, o lixo tecnológico deve ter destinação final adequada para não causar danos ao meio ambiente e á sociedade.A responsabilidade pela destinação final é das empresas que produzem, comercializavam ou importam produtos e componentes eletroeletrônicos.
    Estão previstas multas para o não cumprimento da Lei.

  11. Resenha sobre a gripe suína..
    Eu entendi que a gripe suína virou uma doença que infectou o mundo inteiro.
    O vírus INFLUENZA A,nunca tinha infectado os seres humanos,mas esse vírus também não é o mesmo que infecta os porcos..
    Essa gripe matou 5700 pessoas internacionalmente até o final de outubro de 2009.
    Mas há varias doenças que atingem um número maior de mortalidade.

  12. Pesquisa sobre o Biodiesel ATIVIDADE 6

    Atualmente o biodiesel vendido nos postos pelo Brasil possui 5% de biodiesel e 95% de diesel (B5). O biodiesel só pode ser usado em motores a diesel, portanto este combustível é um substituto do diesel.
    Para se produzir biodiesel, o óleo retirado das plantas é misturado com álcool (ou metanol) e depois estimulado por um catalisador. O catalisador é um produto usado para provocar uma reação química entre o óleo e o álcool. Depois o óleo é separado da glicerina (usada na fabricação de sabonetes) e filtrado. Existem muitas espécies vegetais no Brasil que podem ser usadas na produção do biodiesel, como o óleo de girassol, de amendoim, de mamona, de soja, entre outros.

  13. Os Agentes Patogênicos Vivos………………………………………………………………………………………………………..

    Patogênicos significa gerador de doenças e tem alguns agentes patogênicos que sao vivos e nao vivos.os agentes patogênicos nao vivos sao alguns gases de escapamentos de carros,minerais como amianto e gases radioativos e os agentes patogênicos vivos infectam outros seres vivos e muitos deles sao invisiveis de tao pequenos

    ASS:BIA😀

  14. Camila Nakama

    Pesquisa sobre o Biodiesel ATIVIDADE 6

    Atualmente o biodiesel vendido nos postos pelo Brasil possui 5% de biodiesel e 95% de diesel (B5). O biodiesel só pode ser usado em motores a diesel, portanto este combustível é um substituto do diesel.

    Para se produzir biodiesel, o óleo retirado das plantas é misturado com álcool (ou metanol) e depois estimulado por um catalisador. O catalisador é um produto usado para provocar uma reação química entre o óleo e o álcool

  15. ____________________Os Agentes Patologicos ___________________
    Pato-genico,em grego,significa gerador de doenças.
    Os agentes Patogenicos podem ser vivos ou nao.Alguns minerais,como o amianto,alguns gases do escapamento de automoveis e alguns gases radioativos emanados pelas rochas causm canseres.Eses sao os Agentes Patologicos nao vivos.
    Os Agentes Patogenicos vivos infectam outros seres vivos.Muitos deles sao invisiveis de tao pequenos.Sao microorganismos que os cientistas só podem ver com microscopios.
    Os agentes patogenicos podem ser bacterias,fungos ,vermes,protozoarios e virus.

  16. A Descoberta do Primeiro Antibiótico
    A Penicilina

    Eu entendi que a penicilina foi o primeiro antibiótico descoberto em 1928 pelo Dr.Alexandre Fleming.
    A penicilina só foi produzida em grande escala em 1940.Em 1941 o primeiro homem a ser tratado com a penicilina foi um policial.Em 1945 Alexandre Fleming ganhou o PrÊmio Nobel por ter salvo muitas vidas.As bactérias acabam se acostumando com os antibióticos e novos antibioticós precisam ser descobertos.

    A Descoberta dos Microrganismos:
    Leeuwenhoek e Koch

    Eu entendi que em 1682 foi descoberto que existiam organismos microcópicos em nosso planeta por um comerciante que construia lentes de aumento.
    No final do século XIX um médico alemÃo descobriu que o que causava a doença do gado,o antraz era um desses seres pequenos.
    Foi descoberta a origem bacteriana de outras doenças e que existem bactérias úteis e as nocivas.

    A Peste Negra

    A peste negra ou peste bubÔnica como foi chamada antigamente,foi uma pandemia no qual morreram milhÕes de pessoas.A doença é causada por uma bactéria transmitida pelas pulgas dos ratos.As pessoas que tinham ou achavam que tinham a peste negra deveriam sair da cidade por 40 dias.

  17. Oi tio Junior e a Bia que ta mandando essa pesquisa ta ; b
    Pesquisa sobre o Monte Fuji
    Na semana passada, os geólogos que acompanham a atividade vulcânica no interior do Monte Fuji, o principal cartão-postal do Japão, avisaram as autoridades do país de que talvez ele esteja para acordar. Desde o final do ano passado, os pequenos sismos que normalmente ocorrem na base da montanha multiplicaram-se. Foram 133 em outubro, 222 em novembro e 143 em dezembro. Antes, a média era de um a dois abalos por mês. O aumento na freqüência de tremores é um dos três sinais de que um vulcão pode entrar em erupção. Os outros dois, ainda não verificados no monte japonês, são o aquecimento de suas encostas e as mudanças na conformação da cratera. A História registra que o Fuji explode a intervalos de 300 a 500 anos. A última vez que isso aconteceu foi em 1707. Uma grande erupção causaria uma catástrofe. Próximo ao vulcão moram 110.000 pessoas e apenas 90 quilômetros o separam das franjas da Grande Tóquio, que reúne 27 milhões de habitantes, praticamente um quarto da população japonesa. Ainda que as aldeias ao redor da montanha fossem evacuadas a tempo, seria impossível evitar que os gases tóxicos liberados pela explosão do Fuji alcançassem a capital do país.

    Embora não dê para estabelecer com precisão em que momento haverá uma erupção, é bom não subestimar os alarmes dos geólogos. Em 1980, muitas das pessoas que residiam nas proximidades do Monte Santa Helena, conhecido nos Estados Unidos como o “Fuji da América”, não deram ouvido aos avisos da equipe que monitorava o vulcão. A explosão do Santa Helena deixou um saldo de 57 mortos. Exemplo inverso é o da ilha caribenha de Montserrat. Em 1995, seus 15.000 habitantes passaram a viver em alerta constante ao saber que o Vulcão Soufrière entraria em atividade. Dois anos depois, quando ele finalmente explodiu, não havia ninguém por perto

    • Olá Bia,

      eu também li esta reportagem da revista Veja.
      E você simplesmente copiou a reportagem integralmente. Só que a proposta das resenhas é: pesquisar sobre o assunto solicitado (de preferência em várias fontes diferentes) e em seguida produzir um texto com as ¨suas palavras¨, relatando o que você aprendeu sobre o assunto.
      Para as próximas resenhas, tente melhorar isso, ok?

      Prof. Junior

  18. HTML Online Editor Sample

    Anemia :
    Um problema sério entre as crianças brasileiras

     Eu entendi que 45% das crianças brasileiras com até 3 anos apresentam quantidades insuficientes de ferro no sangue. È o que chamamos de anemia ferropriva. Nos anos 70, as taxas nacivas de anemia infantil eram próximas de 20%. (Isto é, em vez de melhorar, pioramos.)
     A dieta com pouco ferro faz com que a anemia apareça em todas as classes sociais e também em crianças rechonchudas, que gozam aparentemente de excelente saúde.
     A anemia é uma doença do sangue. Ela pode ser causada pela diminuição  da quantidade de hemoglobina nas células vermelhas do sangue, chamadas hemácias.
     Existem outras causas, mais raras, como hemorragias (perda  intensa de sangue)  devidas a feridas, úlceras ou problemas intestinais.

  19. Reclamações do corpo

    Eu entendi que o corpo está reclamando que o seu dono não quer saber de limpeza, nem de lavar as mãos, nem de tomar banho, e nem de escovar os dentes.
    Todos os dias temos que ter as higienes pessoais, esses hábitos, além de nos protegerem de doenças, também nos fazem sentir bem, melhoram nossa auto-estima e nossa imagem. Limpar-se e limpar o ambiente em que você vive é um investimento em saúde física e mental.

  20. Anemia:um problema sério entre as crianças brasileiras
    Eu entendi que em estudo realizado por universidades,tem muitas crianças pequenas de até 3 anos que estão faltando ferro no sangue,chamada de anemia ferropriva.
    Em vez de diminuir,aumentou a taxa,em 1970 a taxa era de 20% e agora subiu para 45%.No Brasil ,a metade das crianças que não comem alimentos com ferro,podem demorar para crescer e não aprender direito na escola.
    Importante:Eu entendi que a anemia não dá só em pobres,tem pessoas ricas e gordas que tem anemia.Se a mãe dar alimentos com ferro para o filho(a),ele não vai pegar anemia.
    Anemia é uma doença do sangue,é quando diminui a quantidade de hemoglobina nas células vermelhas do sangue,que se chama hemácias,é o sangue que leva alimentos e oxigênio para as células do nosso corpo.
    Como as hemácias levam oxigênio para as células do nosso corpo,se elas diminuirem,os tecidos vão receber menos oxigênio e vão ficar sufocados.
    A hemoglobina precisa de ferro e se não tiver ferro nos alimentos pode causar a anemia,a hemorragia pode causar também,quando se perde muito sangue.O ferro e muito importante na alimentação.

  21. Reclamações do corpo
    Eu entendi que o corpo reclama,não que ele só pensa em doenças,é que ele está muito preocupado,porque o dono dele não está se preocupando com limpeza e nem com higiene.
    O dono sabe que precisa lavar as mãos depois de ir ao banheiro,antes de comer,mas não faz e os micróbios podem entrar pela boca.Tomar banho é necessário para tirar toda a sujeira,,eu entendi também que o dono não está usando sabonete no banho.O corpo reclama também que o dono não escova os dentes após as refeições e isso pode cariar os dentes e o dono sabe de tudo isso,só não faz.
    O corpo está reclamando e de repente para,o funcionário fica preocupado e não sabe como ajudar,mas o corpo sabe porque está assim,depois de todos esses descuidos,não estava feliz,precisava que o dono cuidasse melhor dele,o corpo ficou fraco e dormiu.

  22. Um pouco de História

    Eu entendi que em 1864 foi descoberto o aquecimento de certos alimentos e bebidas. Assim, no final do século 19, os alemães iniciaram a pasteurização do leite.
    Desse modo, iniciaram não só um importante método de conservação industrial, como também uma medida higiênica fundamental para preservar a saúde dos consumidores e conservar inalterada a qualidade dos produtos alimentícios.

  23. Um Pouco de História
    Eu entendi que o cientista francês Louis Pasteur descobriu que o aquecimento de alguns alimentos e bebidas acima de 60 graus e que durante um determinado tempo, evitava o estrago dos alimentos e bebidas. Esse tratamento se chamava Pasteurização e escolheram esse nome para o tratamento para homenagear o cientista francês. A pasteurização diminui bastante o número de microorganismos que tem nos alimentos sólidos ou líquidos.
    No século XIX os alemães começaram a pasteurização do leite ao natural e comprovaram que esse processo era realmente bom para destruir as bactérias.
    Os alemães iniciaram um método importante de conservação industrial e também uma medida higiênica fundamental para preservar a saúde dos consumidores e mantinha a qualidade dos alimentos.

    O Instituto Butantan
    Eu entendi que confunde-se a história do Instituto Butantan com a modernização de São Paulo. Em 1889 teve uma epidemia de peste bubônica no porto de Santos e com medo de que essa epidemia chegasse na capital do Estado, o governo chamou o famoso Dr. Adolfo Lutz que era o diretor do Instituto Bacteorológico de São Paulo para tentar controlar a epidemia.
    A fazenda foi comprada para montar um laboratório para produzir o soro antipestoso e o assistente do Dr. Adolfo Lutz que se chamava Dr. Vital Brazil, mais dois grandes sanitaristas que se chamavam Dr. Osvaldo Cruz e Dr. Emílio Ribas, criaram um plano para combater essa epidemia.
    Em 1901, esse laboratório foi transformado no Instituto Serunterápico do Estado de São Paulo e mais para frente se tornou o Instituto Butantan. Quando aconteceu a expansão do café em São Paulo, os imigrantes começaram a ser picados por cobras venenosas e como haviam muitas cobras venenosas se transformou num sério problema.
    Vital Brazil, além de estudar a peste bubônica também começou a pesquisar sobre venenos de serpentes e depois de muito estudo o Instituto Butantan se especializou em cobras e na produção de soros antiofídicos. E assim virou líder mundial dessa pesquisa.
    Vital Brazil foi o primeiro a mostrar o funcionamento dos soros antiofídicos ou seja um soro específico para cada tipo de cobra, por exemplo fazem um soro específico para uma víbora mas não serve para combater a picada de uma jararaca sul-americana. E com essa pesquisa, ele se tornou mais famoso do que já era.
    Por muitos anos o Instituto Butantan funcionou em lugares pequenos e com poucos funcionários. Mesmo assim, de seus laboratórios surgiram pesquisas importantes no campo da herpetologia, microbiologia e imunologia.
    Apartir de 1914, com a construção da nova sede o Instituto Butantan se tornou a mais importante instituição de pesquisa biomédica do Estado de São Paulo, e se tornou uma das mais importantes instituições do Brasil e do mundo.

  24. Automóveis: Excesso e suas consequências

    Eu entendi que esse texto está explicando sobre a venda de automóveis , e que os veículos são responsáveis por 97% das emissões de monóxido de carbono, 97% de hidrocarbonetos, 96% de óxidos de nitrogênio, 40% de partículas sólidas, 35% de dióxido de enxofre.

  25. Histórico de erupções do monte fuji 20/09/11

    A última vez que acordou foi em dezembro de 1707 e, apesar de sua violenta erupção não foi acompanhada de lava, o monte sagrado lançou à atmosfera em apenas 16 dias, cerca de 800 milhões de metros cúbicos de cinza,
    o equivalente ao volume de 425 mil piscinas olímpicas, causando vários desastres.

    No Japão a erupção é conhecida como Hoei, por ter acontecido no quarto ano desse período histórico. A camada de cinza alcançou quatro centímetros de espessura em Tokyo (antiga Edo), distante a 100 quilômetros do vulcão, enquanto nas áreas mais próximas a cinza superou os três metros de altura.

    A erupção provocou a perda de colheitas e cultivos, além do transbordamento de rios próximos, como o Sakawa, devido ao acúmulo de rochas.

    O Japão é uma das regiões do mundo onde se registra o maior número de movimentos sísmicos, um elemento ligado à atividade vulcânica, por encontrar-se sobre o chamado “cinturão de fogo” que percorre a costa ocidental do oceano Pacífico.

    Os cinco lagos do Fuji: São os cinco lagos que estão dispersos em volta da base do Monte Fuji. Partindo do oeste, há o Motosuko, Shoujiko, Saiko, Kawaguchiko, e Yamanakako.

  26. Módulo 8 Pesquisa Pag 30
    Qual o tamanho do buraco na camada de ozônio?
    O buraco na camada de ozônio atingiu um novo recorde para essa época do ano: chegou a 17,4 milhões de km2 em agosto. É um dado preocupante, segundo os cientistas, porque indica que o recorde absoluto pode, infelizmente, ser quebrado este ano.

    A camada de ozônio é uma proteção atmosférica natural contra os raios ultravioleta. A exposição prolongada a esse tipo de radiação pode provocar o câncer de pele.

    O maior tamanho que o buraco já atingiu sobre a Antártida foi de 17,7 milhões de km2. Os picos de crescimento geralmente se registram na segunda semana de setembro, ou seja, se em agosto já chegou tão perto, tudo indica que ficará ainda maior nos próximos dias, segundo o cientista britânico Jonathan Shanklin, da Pesquisa Antártica Britânica.

    “Foi o maior tamanho já atingido em agosto e estamos esperando para ver o que acontece”, disse ele.

    Porque se localiza (a maior parte) na Antartida?
    Em todo o mundo as massas de ar circulam, sendo que um poluente lançado no Brasil pode atingir a Europa devido a correntes de convecção. Na Antártida, por sua vez, devido ao rigoroso inverno de seis meses, essa circulação de ar não ocorre e, assim, formam-se círculos de convecção exclusivos daquela área. Os poluentes atraídos durante o verão permanecem na Antártida até a época de subirem para a estratosfera. Ao chegar o verão, os primeiros raios de sol quebram as moléculas de CFC encontradas nessa área, iniciando a reação.
    Em 1988, foi constatado que na atmosfera da Antártida, a concentração de monóxido de cloro é cem vezes maior que em qualquer outra parte do mundo.

  27. Monte Fuji:O gigante adormecido Maior pico do Japão e um dos mais conhecidos do planeta, o Monte Fuji é na realidade um vulcão, cuja última erupção aconteceu há três séculos. Mais exatamente em 16 de dezembro de 1707, quando lançou uma chuva de cinco centímetros de cinzas sobre a então capital do país, Edo. 

    A formação de 3.776 metros, situada entre as províncias de Yamanashi e Shizuoka, é o principal ícone geológico do Japão, objeto da peregrinação anual de mais de 300 mil alpinistas e turistas que fazem o caminho até o seu cume. Outros milhões o observam a distância, especialmente das janelas dos trens-bala que cortam o país. 

    Entretanto, a placidez que a montanha transmite traz escondida um perigo. “Todos só vêem sua beleza e só vão acreditar que ela pode explodir quando isso acontecer”, disse o geólogo Masato Koyama, da Universidade de Shizuoka, em notícia publicada na edição de 4 de março da revista Nature. 

    Em outubro de 2000, cientistas detectaram ondas de leves terremotos a pouco mais de dez quilômetros abaixo da superfície, que continuaram pelos oito meses seguintes. No mês de maior freqüência, abril de 2001, mais de 100 tremores foram registrados, número muito superior aos 15 em média verificados nas duas décadas anteriores. 

    Apesar de não terem sido sentidos na superfície, os movimentos mostraram que o magma sob o monte continua se movendo. Foi o suficiente para que o governo japonês lançasse um programa de mais de US$ 9 milhões, que envolve vários centros de pesquisa do país para tentar descobrir quando poderá ser a próxima erupção. 

    Caso o Fuji acorde, as conseqüências podem ser desastrosas. “Em nenhum país do mundo uma capital do tamanho de Tóquio está tão próxima de um grande vulcão”, disse Koyama. A cidade está a apenas 100 quilômetros do monte. Em dias claros, ele é visível a partir dos prédios mais altos da metrópole. 

    De acordo com o cientista, na melhor das hipóteses as cinzas atrapalhariam o tráfego de automóveis, impediriam aviões de decolar ou pousar e danificariam discos rígidos de computadores. Se a erupção acontecer no verão, a situação pode ganhar contornos dramáticos, pois se trata do período em que cerca de 20 milhões de japoneses todos os anos se dirigem a parques de diversões, campos de golfe e estações termais, localizados próximos ao monte. 

    Os cientistas envolvidos no projeto descobriram recentemente que a erupção de 1707 não se encaixa nos modelos usuais de vulcanismo. Registros históricos afirmam que o evento foi extremamente violento, mas o Fuji é formado quase que inteiramente por um tipo de rocha vulcânica conhecida como basalto. De acordo com teorias geológicas, vulcões desse tipo não explodem violentamente, pois o basalto jorra livremente e não acumula gás dentro do vulcão. 

    “A erupção de 1707 parece ser uma exceção que desafia a teoria”, disse Yoshiaki Ida, do Instituto de Tecnologia de Himeji, à Nature. Para complicar ainda mais o estudo, o evento ocorrido há três séculos, que durou duas semanas, teve sua intensidade aumentada com o passar dos dias e não diminuída, como seria de se esperar. 

    Em maio, os cientistas envolvidos no projeto deverão divulgar os primeiros resultados da pesquisa que pretende explicar as particularidades do Monte Fuji e, mais importante, calcular quando acontecerá a próxima erupção.
    erupções do monte fuji
    16 erupções desde 781,12 erupções entre 800 e 1083 e a ultima erupção foi em 1707 cerca de 300 anos atrás.

  28. pag:30 resenha excesso e suas consequências

    Eu entendi que o uso de automoveis traz consequências catastorficas para a populaçao das grandes metrópoles.Principalmente para a saúde, trabalhos e qualidades de vidas.
    O material particulado-que envolve a fumaça,partículas, em suspensao-penetra profudamente no aparelho respiratório.ele desencadeia os pulmoes.As medidas significativas da reduçao dos níveis de emissao poluentes dos veículos automotores sao apenas paliativas.Mesmo nos países onde há transportes públicos e a fiscalizaçao sao eficientes, a poluiçao atmosférica
    produzida pelos automóveis que causa efisemas pulmonares, perda de capacidade respiratória, alergias e cânceres.

  29. Estomatólitos 
    Um estromatólito é uma rocha formada de calcário produzido por microorganismos no fundo dos mares.
    No início do periodo Mesoarqueano (cerca de 3,5 bilhões de anos atrás),por serem fósseis tão antigos, acredita-se que tenham sido um dos primeiros organismos a realizar a fotossíntese oxigénica, responsáveis pelo ar que respiramos,que surgiu no planeta há cerca de 3,5 bilhões de anos atrás.
    Compõem-se também de carbonatos,calcita e dolomita. São formados a partir de uma esterira microbiana e de estagios; estromatólito estratiforme, para formar uma rocha. Os principais microorganismos que formam as esteiras estromatolíticas microbianas são as cianobactérias.

  30. Desmatamentos

    Eu entedi que o desmatamento esta não so a queima de floresta mais também outros acontecimentos perigosos para o meio ambiente.O solo detituído de uma cobertura vegetal não consegue reter agua das chuvas adequadamente.
    Dessa maneira a maior parte da água escoa e formam enxurradas, diminuindo a alimentação da água subterrânea. As enxurradas favorecem também na erosão do solo removendo as camadas férteis deixando-as secas…
    Os desmatamentos matam plantas e arvores que através delas provém o oxigênio.

  31. População mundial superará 9,2 bilhões em 2050

    Eu entendi que segundo o relatório divulgado pela ONU a pópulação aumentará pois haverá uma melhora de tratamento do virus HIV.
    O aumento dessa pesquisa reterá mais 2,5 bilhões de habitantes de junho desse ano deverá ser de 6,7 bilhoes de habitantes.

    QUEDA

    A população regionais sera um pouco alterada com uma média de 1,2 bilhões de habitantes. Atualmente os paises que sofreram mudanças são o Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Reino Unido, Itália, Espanha e Australia.

  32. RESENHA PAGINA 28………………………………………………………………………………………

    POR QUE A ÁGUA SÓ EVAPORA QUANDO FERVE, MAS O LEITE TRASBORDA??

    Isso acontece porque as bolhas de vapor da água sobem para a superfície e
    estouram sem encontrar nenhum empecilho pelo caminho.

    Já o leite tem substâncias que não deixam essas bolhas explodirem, principalmente as gordura ou proteínas.

  33. Porque existem anos bissextos?
    No calendário Gregoriano, anos comuns tem 365 dias, nos anos bissextos, aparecem 366 dias.O dia extra aparece no mês de fevereiro, ocorrendo a quatro anos.
    Várias pessoas falam que o ano tem 365, mas na verdade ele tem 365 dias e 6 horas. Um erro como esse tem várias implicações na sociedade, principalmente quando se relata sobre as estações do ano. E para corrigir esse erro foi preciso colocar o ano bissexto. Foi adotada a primeira vez no Egito, em 238 AC.
    O calendário Juliano introduzindo em AC, adotou que cada ano divisível por quatro é um ano bissexto. Mas mesmo com essa regra ainda apresenta um erro de aproximadamente 1 dia a cada 128 anos.

  34. Arquimedes de Siracusa era matemático, físico,engenheiro,inventor e astrônomo grego. Sua vida não era muito conhecida mais mesmo assim foi suficiente para ele se tornar um dos principais cientistas da Antiguidade Clássica.
    Também foi ele que descobriu a lei do empuxo e a lei da alavanca,ele também ajudou muito militares e civis como a armas de cerco, e a bomba de parafuso ,Arquimedes projetou máquinas capazes de levantar navios inimigos para fora da água e colocar navios em chamas usando um conjunto de espelhos.
    Como matemático criou fórmulas para os volumes de superfícies e um engenhoso sistema para expressar números muito grandes.
    Arquimedes nasceu 287 a.C. – 212 a.C e foi morto por um soldado romano.

  35. Trabalho PT EXTRA

    Arquimedes de Siracusa foi um matemático, físico, engenheiro, inventor, e astrônomo grego. Embora poucos detalhes de sua vida sejam conhecidos, são suficientes para que seja considerado um dos principais cientistas da Antiguidade Clássica.

    Relação das principais obras de Arquimedes:
    Do Equilíbrio dos Planos
    Dos Flutuantes
    O Arenário
    Da Quadratura da Parábola
    Da Esfera e do Cilindro
    Da Medida do Círculo
    Dos Conóides e Esferóides
    Das Espirais
    Lemas
    Do Método Relativo aos Teoremas Mecânicos

    Arquimedes nasceu por volta de 287 a .C. na cidade poetuária de Siracusa,na Sicília, naquele tempo uma colonia auto-governante na Magna Grécia.

  36. arquimedes foi um matematico , fisico,engenheiro , inventor e astronomo grego e foi um cientista principal da antiguidade classica . Ele expicou sobre o equilibrio dos planos . Plutarco fez o sistema de roldanas como Arquimedes projetou . Foi bom para os marinheiros para colocar objetos pesados no barco

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s